SOBRE A CENTRAL

ENQUADRAMENTO DE MERCADO

Na última década, Timor-Leste criou as condições necessárias para o seu desenvolvimento. Confrontado com a tarefa de reconstruir infraestruturas públicas e estruturas institucionais, o país fez progressos significativos em áreas-chave desde a independência, alcançando estabilidade política e confiança no Estado. Hoje, Timor-Leste é uma nação pacífica e democrática e, embora os níveis de pobreza permaneçam muito altos, houve uma melhoria dos padrões de vida.

O país continua, no entanto, a enfrentar desafios, estando o seu crescimento económico dependente dos gastos públicos e das receitas de recursos naturais. Os investimentos em capital humano terão um impacto direto na produtividade, competitividade e futuro de Timor-Leste, pois só uma força de trabalho robusta e qualificada poderá atender às exigências e gerar riqueza individual e nacional. Para a criação de empregos será, então, vital incentivar o crescimento económico liderado pelo setor privado.

A CENTRAL está, assim, inserida numa economia emergente, num contexto de mercado com um grande potencial de crescimento.

MENSAGEM DO PRESIDENTE

Sejam muito bem-vindos à página da CENTRAL.

Implementar um negócio num país jovem com um cenário político e social em rápida mudança significa, por um lado, fazer parte de um mercado pouco estruturado e, por outro, que os valores centrais da agenda estratégica têm de passar por fomentar a inclusão e prosperidade económica para que o desenvolvimento da empresa seja possível. O nosso propósito em Timor-Leste sempre foi acompanhar a evolução do país e crescer com ele a longo prazo, com objetivos claros e exigentes, dando o nosso contributo para que o futuro possa acontecer todos os dias.

Ao longo de duas décadas de atividade continuada, apesar das crises, o cumprimento das melhores práticas internacionais de negócios e a integração no contexto social foram os princípios que nos permitiram construir uma equipa unida, que veste a camisola com orgulho, e capaz de tornar a CENTRAL na empresa timorense de referência em retalho.

Em nome do Conselho de Administração da CENTRAL, assumo o compromisso de que tudo faremos para continuar a oferecer produtos de qualidade e a merecer a confiança dos nossos clientes e parceiros. Desejo-lhe uma boa navegação nesta página, esperando que cumpra a sua função de informar e de o aproximar de Timor-Leste.

Presidente do Conselho de Administração
Alexandre Couto

HISTÓRIA

DA MISSÃO AO COMPROMISSO

icon9

Fazer evoluir o negócio da distribuição com enfoque constante na rentabilidade, elevando o standard atual para o benchmark de excelência da indústria moderna, através da especialização dos recursos humanos, do conhecimento dos canais de venda, da implementação de metodologias comerciais, da criação e gestão de processos, da logística planeada e dos fornecimentos competitivos.

icon10

Ser uma empresa dinâmica, ambiciosa e competitiva que assegure a liderança de mercado no negócio da distribuição em Timor, fornecendo produtos de qualidade ao melhor preço.

icon11

AUTOCRÍTICA  interna

LIMPEZA  do espaço

RIGOR  no serviço

QUALIDADE  dos produtos

AMBIÇÃO  de crescimento

icon12

Os melhores produtos do mundo para Timor. Produtos de qualidade superior ao melhor preço, profissionais atenciosos e um serviço eficiente. A melhor seleção, limpeza, higiene e segurança.

A EQUIPA

O capital humano da CENTRAL é jovem e composto maioritariamente por timorenses (98%), formando uma equipa reconhecida pela sua competência, profissionalismo, eficiência, dedicação, atenção ao cliente e simpatia.

Ser um empregador de referência é basilar para a CENTRAL e passa pela capacitação da equipa local através de formação contínua, promovendo o desenvolvimento do potencial de cada um com especializações (em vendas, escritório e logística) e dando oportunidades de construção de carreira.

A CENTRAL oferece remuneração acima da média para atrair, reter e motivar os seus colaboradores e aplica a gestão de desempenho, que diferencia a recompensa com base em critérios claros de contribuição para os resultados do negócio, o que se traduz em prémios anuais por objetivo para todo o staff. Este incentivo permite que todos os colaboradores se sintam valorizados e que a CENTRAL cresça, podendo alimentar o ciclo de valor.

GESTÃO FINANCEIRA

Maria de Lurdes Reis Santos

GESTÃO DE APROVISIONAMENTO

Carla Regina Ferreira Pedroso

Cláudia Marques Simões

GESTÃO LOJA

José Augusto Peixoto Gomes

GESTÃO ARMAZÉNS

Yohanes Talu Balu

GESTÃO COMERCIAL

Helder Daniel de Carvalho

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

PRESIDENTE

Alexandre António da Silva Costa Marques Couto

VOGAL

Joana Isabel Clarinha Montalvão e Silva

VOGAL

Isabel Maria da Silva Costa Couto